Psicologia da Educação e da Aprendizagem: sobre ombros de giga...

Psicologia da Educação e da Aprendizagem: sobre ombros de gigantes por Gabriel Tada Bertelli Prezado (a) aluno (a),

Seja bem-vindo (a) à mais este espaço de interação.

Vamos juntos, iniciar a disciplina Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Desta forma, destaco algumas orientações:

1. As contribuições devem ser escritas com suas palavras, ou seja, realize reflexões e leituras sobre o que está sendo abordado e escreva sobre o que você entendeu e analisou sobre a proposta.

2. Suas contribuições devem conter, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 10 linhas. Por gentileza, formule sua resposta a partir de uma síntese, respeitando esta orientação.

3. As suas respostas devem ser bem fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo';

4. No prazo da atividade sua resposta deve ser direcionada ao professor/tutor;

5. Para validação, sua resposta deve se reportar a postagem do professor;

6. Lembre-se que o importante não é a quantidade de respostas postadas, e sim, a relevância da mesma.

Neste Fórum, você é convidado ao compartilhamento e aprofundamento do conteúdo que juntos estudamos na disciplina Psicologia da Educação e da Aprendizagem. A partir dos estudos, você conheceu que o objeto de estudo da psicologia, que pode ser definido como, o estudo do comportamento humano e dos processos mentais, entretanto essa definição é como um enorme guarda-chuva que abriga em seu interior uma variedade de subtemas e compreensões dessas definições.

Entretanto, é possível refletir que tudo o que fazemos envolve comportamento e processos mentais, logo a psicologia pode ser inserida nos mais diversos campos de vida do ser humano. O processo de aprendizagem é intrínseco ao desenvolvimento humano, e ele pode se dar de modo intencional ou não. Na verdade, vivemos nesse contínuo processo durante todo nosso ciclo vital.

Por excelência a cultura ocidental privilegia a Educação em suas diversas formas, seja ela forma, não-formal e informal. Sendo assim, as relações da Psicologia e Educação se dão de várias formas e em diversos contextos. As disciplinas conversão desde muito tempo, podendo ser encontradas as suas raízes já na filosofia clássica, que já buscava entender como o conhecimento se estabelecia.

Isaac Newton uma vez disse que “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. A ideia dele ressalta que podemos ver mais e mais longe do que nossos predecessores, não porque temos visão mais aguçada ou maior altura, mas porque somos levantados e carregados sobre sua estatura gigantesca. Nesse sentido um desafio que se coloca diante de nós é conhecer as raízes da Educação e suas aproximações com a Psicologia, para avançarmos para a construção de melhores processos de ensino e aprendizagem.

Diante do contexto exposto, escolha uma das questões abaixo e responda:

a)Qual o caminho percorrido para o surgimento da Psicologia da Educação?b)Quais são as relações, aproximações e/ou diferenças entre a Psicologia e a educação?c)Qual é o principal objeto de pesquisa da Psicologia da Educação?
Obs. Não se esqueça de indicar qual a alternativa escolhida para responder.

0 Respostas

Pérola Reis está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Espanhol





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação