O que significa jogo de fora na capoeira?​

O que significa jogo de fora na capoeira?​

1 Resposta

Ver resposta
tokioruiva

Rasteira.

Primeira lição. Somos muito mal acostumados e temos uma sensibilidade exacerbada quando se trata da vida em si. Nos sensibilizamos ou temos nossos egos feridos facilmente nas questões mais amenas se compararmos todas as situações em que somos acometidos desde antes mesmo de nascermos.

Se dói ou doeu, ao invés de optarmos pela birra ou pela cara fechada como primeira alternativa, exercitemos o ensinamento da escuta. Nem tudo que é ou foi direcionado a você, é de cunho pessoal. Críticas principalmente entre nós negros servem — ou pelo menos deveriam servir — como crescimento pessoal, crescimento do coletivo, da sua comunidade. O conhecimento dos nossos já diz: Quem não senta pra ouvir, não pode levantar pra ensinar. Se algo que lhe foi dito não lhe serviu, desenvolva as questões pontuadas, se aprimore e siga seu caminho. Outra síndrome branca: nem tudo que lhe é dito entra em um campo pessoal. Evidenciam-se posturas e atitudes. Não é contra você, mas contra um sistema branco que nos faz agir de forma branca com os nossos.

Em uma das aulas de Capoeira Angola Contra o Racismo da qual faço parte, uma questão acontecida comigo me fez pensar a partir da pontuação de meu mestre de capoeira. No meio de uma roda extremamente desafiadora, recebi seguidamente uma cabeçada e uma pernada que além de me jogarem longe no chão, me deixaram, digamos que desmoralizada. ( Hoje relato com tranquilidade, mas na hora não foi nada legal). Alguém gosta de ser atingido? Não. É uma situação desconfortável? Bastante. E onde eu potencializo a questão da rasteira? Em quem me atingiu ou no meu fortalecimento para que eu não mais seja atingida? Qual a finalidade de nos emputecermos em vão pelo fato do amigo não jogar o jogo conforme as nossas regras? Quem costuma retirar a bola do jogo ao perceber que o outro de alguma forma feriu seus sentimentos? Brancos! Jogar sobre o outro a responsabilidade de uma falha nossa, seja de comunicação, de falta de conhecimento, de distração, de negligência ou acomodação, não nos isenta de responsabilidades sobre o ocorrido. Afinal, muitas vezes, estamos falando de nós mesmos e das nossas comunidades.

ESPERO TER AJUDADO GATINHA ; )

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Espanhol





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação