PCMSO: o que é e quem deve realizá-lo? Dentre as iniciativas q...

PCMSO: o que é e quem deve realizá-lo? Dentre as iniciativas que as empresas precisam manter para preservar a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, mais conhecido como PCMSO, é uma das principais. Previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7), determina que todas as companhias que admitam trabalhadores como empregados devem realizar uma série de exames ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde do funcionário. Sua principal característica é o caráter preventivo, com o rastreamento e o diagnóstico precoce de possíveis doenças ocupacionais. Para isso, porém, ele deve considerar tanto os aspectos individuais quanto os coletivos dos ambientes de trabalho, apresentando soluções baseadas nos riscos encontrados.
Além disso, o programa faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas, que englobam também o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Isso faz com que seja necessário manter uma interligação com as exigências das demais NRs para que as ações sejam efetivas. E cabe à empresa garantir a elaboração e a implantação do programa, zelando pela sua eficácia em todos os sentidos possíveis.

Para complementar o texto apresentado, destaca-se a seguinte norma regulamentadora:

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): orienta todos os trabalhos que são atribuídos à comissão, visando a prevenção da vida e promoção da saúde dos colaboradores.
De acordo com as informações apresentadas e considerando as doenças ocupacionais causadas aos colaboradores pela má postura e movimentos repetitivos no ambiente de trabalho, disserte sobre quais ações você, futuro Profissional de Recursos Humanos, implantaria em uma empresa, juntamente com a CIPA, para minimizar esses problemas.

1 Resposta

Ver resposta
Alice

Sua principal característica é o caráter preventivo, com o rastreamento e o diagnóstico precoce de possíveis doenças ocupacionais. Para isso, porém, ele deve considerar tanto os aspectos individuais quanto os coletivos dos ambientes de trabalho, apresentando soluções baseadas nos riscos encontrados.

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Direito





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação