O Conselho Universitário da UFMG determinou a nulidade da defe...

O Conselho Universitário da UFMG determinou a nulidade da defesa de tese de doutorado de Scarleth Yone Ohara e a cassação do seu título de doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, obtido em 2004. A decisão é resultado de processo disciplinar instaurado, com base em denúncia feita pela autora do trabalho plagiado. A investigação foi conduzida por uma comissão de sindicância. Em parecer, a comissão informa que a própria autora da tese “não apresentou nenhuma justificativa excludente do ilícito de propriedade autoral por ela praticado.” Em outro trecho acrescenta que a comissão de sindicância concluiu pela existência de plágio, uma vez que o texto da tese inclui “várias passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas”, sem citação de fonte.Modificado a partir de UFMG comprova plágio e cassa título de doutora de ex-estudante da Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais. Notícias. 27 out. 2015. Disponível em: https://www. ufmg. br/online/arquivos/040650.shtml. Acesso em 27 jun. 2019.

Do texto acima, entendemos que:

foi considerado plágio a cópia de trechos de outros trabalhos, sem excludente de ilícito, conforme parecer da comissão.

foi considerado plágio apenas as passagens em que houve cópia integral de trechos de outros trabalhos.

passagens de outras obras ligeiramente modificadas não foram consideradas plágios, mesmo quando não apresentaram as fontes.

as passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas, sem citação de fonte, constituíram-se em evidências de prática de plágio.

a perda do título de doutora ocorreu devido a autora do ter copiado integralmente trechos de outros trabalhos, embora ela tenha indicado as fontes.

0 Respostas

Isabelly está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Direito





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação