Na concepção considerada clássica ou tradicional, o contrato r...

Na concepção considerada clássica ou tradicional, o contrato resulta da entrada no mundo jurídico da vontade acorde dos figurantes ou contratantes, com a irradiação dos efeitos próprios. essencial é que cada um dos figurantes conheça a manifestação de vontade que o outro fez. não basta que as duas manifestações de vontade coincidam. é preciso que estejam de acordo (pontes de miranda, 1972, v. 38, p. 7). o esquema clássico é, pois, o da oferta e da aceitação, que se fundem no consenso ou concordância, consideradas as manifestações de vontade livres e conscientes de pessoas capazes civilmente

1 Resposta

Ver resposta
carolinegigi

 III, apenas  

Explicação:

A alternativa está correta, pois apenas a afirmação III é verdadeira. A afirmação III é verdadeira, pois dispõe o art. 107 do Código Civil: “a validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir”. Assim, no direito brasileiro, em regra, a forma é livre, podendo as partes celebrar o contrato verbalmente, por escrito, através de contrato público ou particular, a não ser naqueles casos em que a lei exige certo formalismo (contrato escrito, público ou particular).

A asserção I está incorreta, pois o consentimento ou acordo de vontades é requisito de ordem especial de validade dos contratos. Os requisitos de ordem geral estão previstos no art. 104 do Código Civil e são: agente capaz; objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e forma prescrita ou não defesa em lei.

A asserção II está incorreta, pois a capacidade civil dos contratantes constitui requisito civil de validade dos contratos.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Direito





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação