Estamos passando por um momento de rápidas e profundas mudança...

Estamos passando por um momento de rápidas e profundas mudanças. Mais do que isso, constantes alterações exercem grande influência sobre os negócios e os cenários financeiros. Por isso, cada vez mais é necessário que as empresas estejam atentas à essas transformações, sejam no comportamento dos consumidores, no contexto econômico e governamental, e até mesmo na concorrência. É essencial que as organizações conheçam as características do negócio e do seu mercado de atuação, pois, analisar detalhadamente o seu posicionamento neste cenário, torna possível prever e prevenir fatores negativos, bem como, destacar os pontos fortes e direcionar as estratégias para otimizar os resultados.É com base nesta reflexão que você deve realizar a atividade MAPA. Para isso considere o seguinte cenário:

“A pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente os produtores de cerveja e os pequenos foram os primeiros a sentir os impactos.”
“No Paraná, onde há 131 cervejarias artesanais, 85% sofreram algum tipo de mudança para se adequar à nova realidade imposta pela crise sanitária”.
“Um levantamento ouviu 38 cervejarias e 72% delas apontaram queda de pelo menos 80% no faturamento em comparação com meses anteriores à pandemia. A soma da produção média dessas indústrias caiu de 799 mil litros mensais para 153 mil litros, redução de 80%”.

Fonte: https://cutt. ly/cf9PIBW (Adaptado)

Este é o atual contexto que a empresa de Rafael, a Sant’Beer, uma cervejaria artesanal, está vivenciando. Um momento de grandes incertezas e de muitas preocupações.
A empresa estava num período promissor antes da pandemia, levando sua marca para diversos estados do Brasil com uma boa aceitação, principalmente após ter ganho um reality show de produção cervejeira em um importante canal de televisão aberto. Mas isso, naquele momento não tinha a mesma relevância que alguns meses atrás, ou pelo menos, era o que parecia.

Em virtude dessa boa fase antes da pandemia, a empresa dispunha até então de algumas reservas financeiras, entretanto, como estava em processo de expansão grande parte do seu capital se encontrava em investimentos. Agora, a empresa se encontra de mãos atadas, pois, seus maiores clientes, que são bares e restaurantes não estão podendo atender como antes, logo, seu faturamento sentiu graves perdas. Sem contar a dificuldade de acesso a crédito e a disparidade de incentivos fiscais entre as grandes e as pequenas cervejarias, que poderiam ajudar.

É neste momento, que você, gestor comercial entra em ação. A Sant’Beer precisa de sua ajuda em um projeto que poderá, neste período, garantir que as vendas continuem a acontecer e a empresa a faturar. Impulsionar a venda de cerveja diretamente ao consumidor final por meio de e-commerce, aplicativos de entregas e inserção em supermercados. A sua missão neste projeto é realizar uma análise do ambiente de vendas, que possa dar segurança a empresa e garantir sua sobrevivência até o pós-pandemia.

a) Cite quais fatores poderiam ser relevantes para serem analisados e que a Sant’Beer deveria considerar antes de se arriscar no projeto?
b) Considerando que as vendas devem ocorrer no país todo, em parceria com representantes, analise os fatores apontados anteriormente considerando o seu estado ou sua cidade. Por exemplo, há algum fator cultural ou social na sua região que inviabilizaria este projeto? Há concorrentes diretos e indiretos? Quem são? O comportamento de compra influenciaria neste tipo de consumo? Quais as variáveis demográficas? Econômicas?
c) Após analisados todos os fatores que você julgou relevantes para a Sant’Beer, apresente o seu posicionamento final em relação a viabilidade ou não desta estratégia de vendas, justificando o seu ponto de vista.

0 Respostas

Antônia Fortaleza está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Contabilidade

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação