Afusão sem estratégia virou confusão após um processo de fusão...

Afusão sem estratégia virou confusão

após um processo de fusão mal-estruturado entre duas empresas de um mesmo segmento e um presidente sem nenhuma propriedade intelectual para gerenciar o negócio expandido, você foi contratado como consultor empresarial e, para iniciar seu diagnóstico e indicar soluções estratégicas, apresentamos a seguinte situação: paulette assume a liderança da área de recursos humanos de forma generalista, com todos os subsistemas abaixo de sua gestão, ou seja: recrutamento e seleção, departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, gestão de cultura e clima e desenvolvimento de pessoas.
com a missão de arrumar o caos instalado em virtude da ausência de estratégias para integração da cultura e clima das duas empresas, desdobradas de gestão familiar, paulette está a frente de enormes desafios.

primeiramente, a alta direção atual é composta por um presidente de uma das empresas e um vice da outra, com perfis relativamente diferentes e gerações completamente antagônicas, sem citar os modelos de gestão e visão sistêmica do negócio que caminham de forma desordenada.
todas as áreas vivenciam uma guerra silenciosa e diplomática, tomados pela disputa do poder para garantir seu espaço. neste novo modelo, os profissionais não confiam na gestão atual e o clima é bastante nocivo ao bom convívio.

algumas reflexões para entendermos o contexto:

a idade do presidente é de 69 anos, ele foi o fundador e dedicou-se a vida toda a sua empresa. o seu vice, que participou da fusão, tem apenas 42 anos e também foi o fundador da outra empresa. ambos são apaixonados pelo segmento de estética, embora vejam o processo de gestão de formas diferentes, desfrutavam de bons resultados financeiros em suas empresas individuais, antes da fusão.

vamos pensar: o que aconteceu para o processo de fusão não ser alicerçado através de uma excelente estratégia entre a diretoria e a área de recursos humanos das duas empresas?

resposta simples, nenhuma das empresas possuía um rh estratégico e participativo, as ações do rh estavam pautadas apenas nas atividades do departamento pessoal, com objetivo de cumprir a legislação. onde não existe gestão das pessoas de forma estratégica, com uma excelente comunicação atrelada aos objetivos do negócio, certamente se constitui uma empresa com problemas de gestão e clima.

em virtude desse cenário, os diretores das demais áreas indicaram a contratação de uma nova gerente de rh, com habilidades mais abrangentes e atualizada com novas práticas de mercado. através de uma headhunter foi identificado e mapeado um perfil adequado a este cenário.

considerando que você é o consultor organizacional, contratado para orientar todos os diretores e a nova gerente de recursos humanos, que terá o desafio de conduzir o relacionamento interpessoal de todos, inclusive dos diretores nesta nova empreitada, desenvolva uma estratégia para:
conhecer melhor a equipe e mapear o perfil (personalidade) das pessoas influenciadoras;

estabelecer uma forma de comunicação entre as equipes para resgatar a credibilidade entre as pessoas e com as lideranças; e

estabelecer uma forma de trabalho em equipe onde as pessoas estejam motivadas e engajadas, entendendo seus papéis e com sinergia diferenciada.

0 Respostas

Kailanerayssa está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Contabilidade





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação