1) “(...) Considerando os trechos do texto apresentado, analis...

1)
“(...)
Considerando os trechos do texto apresentado, analise as seguintes afirmativas e julgue-as verdadeiras (V) ou falsas (F). Após, assinale a única alternativa correta:
I – Os direitos políticos no Brasil não foram respeitados durante o período autoritário vivido pelo país, com o advento do Golpe de 1964 e a instalação de um regime de governo ditatorial e militar, sendo estes direitos cassados e os direitos a eles conexos como direito à liberdade de expressão e de manifestação não reconhecidos e, se exercidos por parcela da população, contrária ao regime então instalado, esta era fortemente reprimida, torturada, exilada, desaparecida forçosamente ou até mesmo morta.
II – Apesar de a Constituição Federal de 1988 (Constituição Cidadã) consagrar o Estado Democrático de Direito, com a positivação de direitos políticos e garantias e liberdades fundamentais (e direitos humanos), há uma herança autoritária nas polícias no País, sem uma separação clara das Forças Armadas, em que se observam, ainda hoje, a prática de crimes pelos policiais sob o argumento de defesa da ordem pública, da segurança nacional e do patrimônio.
III – Não há que se falar em violações cometidas pelas polícias militares estaduais brasileiras, uma vez que, apesar de os direitos humanos serem positivados pela Constituição Federal de 1988, quando há ameaça à ordem pública, à segurança nacional ou local e ao patrimônio público ou privado, violações aos direitos políticos, aos direitos humanos, são justificáveis.

Alternativas:

a)
V-F-F.

b)
F-V-V.

c)
V-F-V.

d)
F-F-V.

e)
V-V-F.

Alternativa assinalada
2)
No seu artigo 5º, determina que ‘para preservação da ordem pública e social, da integridade física e moral do cidadão, do patrimônio público e particular, bem como para a fiel observância do cumprimento desta lei, as Polícias Civil e Militar efetuarão as devidas intervenções legais’.”

Leia o texto acima e analise as asserções abaixo, marcando V para verdadeiro e F para falso:
( ) O direito ao protesto não é absoluto, mas por não haver, de maneira geral, leis federais restritivas e disciplinadoras desses direitos, não são muito claras as situações específicas em que os direitos políticos podem ser restringidos.
( ) Os manifestantes em uma multidão constituem uma massa e não devem ser encarados individualmente pelas forças policiais.
( ) Os direitos de expressão e manifestação em sua dimensão política podem ser limitados por lei, desde que estas restrições e limitações sejam legítimas e necessárias para que se respeite o direito à reputação de outrem, ou para proteção da segurança nacional ou da ordem pública, ou da saúde pública e moral.
( ) As intervenções pelas forças policiais não podem ser arbitrárias e devem seguir determinados procedimentos que resguardam o direito de manifestação e segurança dos manifestantes de maneira geral, dando ênfase ao diálogo e à ação preventiva.
( ) A liberdade de realizar e participar de protestos deve ser considerada a exceção e as limitações a isso consideradas uma regra.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)
V-V-F-F-F.

b)
V-V-F-F-V.

c)
V-F-V-V-F.

d)
F-F-V-F-V.

e)
F-F-F-V-V.

Alternativa assinalada

respoastas ava 1-e 2-e

1 Resposta

Ver resposta
Pattiniantonia

A Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, afirma que todo o homem tem direito à liberdade de opinião e de expressão. Esse direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

espero ter ajudado.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Contabilidade





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação