(VUNESP - 2014) A epidemia de dengue em Campinas (SP) chegou a...

(VUNESP - 2014) A epidemia de dengue em Campinas (SP) chegou a 5016 casos e outras seis mortes são investigadas, segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (14.04.2014).Desses, 173 são considerados graves e os pacientes inspiram mais cuidados. A doença citada no texto é causada por um tipo de: vírus e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
bactéria e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
vírus e é transmitida pela picada do barbeiro Triatoma.
protozoário e é transmitida pela picada do mosquito Anopheles.
protozoário e é transmitida pela picada do barbeiro Anopheles.

jvskateboard

1 - A resposta correta é letra a) a estrutura viral consiste em uma cápsula proteica chamada capsídio que abriga em seu interior uma molécula de DNA e uma molécula de RNA.

Os vírus possuem em seu interior ou uma molécula de DNA ou uma de RNA, e nunca uma de cada.

2 - Alternativa correta letra a) A pressão demográfica (com a expansão da área agrícola).

A pressão demográfica existe mas não com a expansão da área agrícola, pelo contrário, expansão da área urbana.

A alternativa E pode ser considerada no mínimo estranha também, uma vez que taxa de natalidade se aplica para seres humanos, sendo dificil contabilizar esse balanço em relação a animais e plantas, ainda mais em ambientes aquáticos.

3- A letra certa é a letra c) A exploração descontrolada de recursos naturais causa pouco prejuízo para a fabricação de medicamentos e a produtividade agropecuária que dependem das informações genéticas contidas em diferentes espécies de micro-organismos, plantas e animais obtidas.

Sem dúvidas a exploração desenfreada e o consequente extermínio de espécies de plantas que nós não temos nem conhecimento é um prejuízo para a indústria farmacêutica e também agropecuária.

Isso pois a produção de medicamentos depende tanto de princípios ativos naturais quanto de matéra-prima advinda da natureza, podendo existir princípios que nem foram descobertos ainda (e nem serão com  a grande degradação).