Você tem o hábito de olhar para o céu noturno? Para as estrela...

Você tem o hábito de olhar para o céu noturno? Para as estrelas? Descreva o que você observa e o que mais lhe chama atenção.Leia abaixo, para que posteriormente possa responder às questões propostas .

A Astronomia é uma ciência que sempre despertou o interesse da humanidade. E notável o fato de que todas civilizações antigas, independentemente do continente no qual elas se encontravam, possuam conhecimentos permeados astronômicos cultura. Inicialmente, o estudo/observação dos movimentos dos astros teve como propósito a medição do tempo. Teve como objetivo também fazer previsões de fenômenos da natureza, tais como: secas, períodos chuvosos e estações do ano, para que melhor se desenvolvessem as práticas de agricultura.

A evolução dos instrumentos

Atualmente, existem diversos equipamentos, ferramentas e aparatos tecnológicos para investigar o planeta Terra, mas nem sempre foi assim. Representações da superfície da Terra e explicações sobre a localização do planeta no Universo foram, por muito tempo, feitas com base em observações realizadas da própria superficie terrestre e com emprego de instrumentos como transferidor e compasso. Foi dessa forma que vários estudiosos da Antiguidade, movidos pela curiosidade sobre os fenômenos celestes, tentaram desvendar o Universo por meio da observação do céu.

As descobertas da Astronomia moderna e o uso de equipamentos cada vez melhores possibilitaram a observação e a investigação mais aprimorada de outros planetas, outras estrelas, galáxias inteiras, expandindo o conhecimento sobre o Universo e seus movimentos.

Observar os astros, olhar para o céu noturno, para os povos antigos, era também uma forma de contemplação, de lazer, uma forma de passar o tempo. Atualmente com as várias possibilidades de lazer e distração, tais como: celular, TV, séries, etc., as pessoas têm olhado cada vez menos para o céu.
Uma noite com a lua na fase cheia tem uma beleza quase que poética!

Questão 1 - Segundo o texto o homem antigo já tinha conhecimentos sobre Astronomia? Se sim para que estes conhecimentos astronômicos serviam? Justifique.

Questão 2- Retome ao primeiro parágrafo o texto e cite alguns exemplos de como a Astronomia está presente no nosso dia-a-dia? Cite estes e outros exemplos que você e sua família conhecem.

Lauraa

Sobre Astronomia:

Às vezes costumo olhar para o céu durante a noite. Observo as estrelas e a Lua, que aliás esse satélite natural é o componente do céu que mais me chama atenção, principalmente quando ocorrem eclipses.

1) Sim, na antiguidade eram feitas representações da superfície da Terra e explicações da localização do planeta no universo tendo como base observações e com o uso de transferidor e compasso. Esses conhecimentos serviam para tentar entender como acontecia a dinâmica no universo.

2) Exemplos da Astronomia no dia-a-dia: medir o tempo, prever fenômenos naturais como períodos de seca, de chuva e estações do ano. Outro exemplo é o Sol que faz secar as roupas no varal que faz gerar energia eólica, ele é uma estrela e portanto faz parte da Astronomia. É possível também utilizar as estrelas para nos localizarmos na superfície terrestre.

Mais sobre Astronomia em: