Questão 1 A imunidade natural, ou inata, é aquela que possuímo...

Questão 1 A imunidade natural, ou inata, é aquela que possuímos desde que nascemos. Ela é composta de barreiras de defesa que dificultam a entrada de microrganismos patogênicos no organismo de maneira rápida e não específica, ou seja, não depende do contato prévio com os agentes estranhos para reconhecê-los. Essas barreiras agem igualmente contra diferentes tipos de patógenos, sejam eles vírus, bactérias, protozoários, fungos, entre outros. Elas podem atuar de diversas formas em nossa proteção:
I – Durante a inspiração, microrganismos podem ser inalados junto com o ar e retidos pelos cílios e pelo muco pegajoso, presente nas vias respiratórias. Esses microrganismos retidos podem ser eliminados por meio da tosse ou do espirro.
II – A acidez do suco gástrico presente no estômago é importante na destruição de microrganismos que possam entrar por meio do sistema digestório, além de possuir funções digestivas que agem sobre os alimentos.
III – As bactérias que vivem em harmonia com o nosso corpo, seja nos intestinos, na boca, na pele ou na vagina, formam a nossa flora bacteriana, responsável por competir e impedir a proliferação de bactérias patógenas.
IV – Nossa pele é impermeável devido a presença de queratina e possui células muito aderidas, responsáveis por bloquear a entrada de microrganismos em nosso corpo.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de barreira descrita nas situações apresentadas:
A - I – Mecânica; II – Química; III – Química; IV – Microbiológica.

B - I – Química; II – Química; III – Mecânica; IV – Mecânica.

C - I – Mecânica; II – Química; III – Microbiológica; IV – Mecânica.

D - I – Microbiológica; II – Química; III – Microbiológica; IV – Química.

O sistema imunológico corresponde ao conjunto de defesas do corpo humano. Esse sistema pode ser estimulado de forma natural, quando alguém entra em contato com microrganismos considerados agentes estranhos, ou de forma artificial, quando uma pessoa é vacinada. A ação das vacinas no organismo está ilustrada nos quadrinhos a seguir:

A história mostrou que as vacinas são produzidas com base nos agentes estranhos enfraquecidos. Portanto, o objetivo das vacinas é:

A - Injetar, de forma passiva, anticorpos prontos, que ficam guardados para combater quaisquer tipos de doenças provocadas por diferentes antígenos, como vírus ou bactérias.

B - Estimular, de forma ativa, os leucócitos a produzir antígenos capazes de competir com os agentes estranhos que invadem o organismo e que podem causar doenças.

C - Estimular, de forma ativa, os leucócitos a produzir anticorpos, que ficam guardados para combater qualquer tipo de antígeno responsável por causar doenças, como a catapora.

D - Estimular, de forma ativa, os leucócitos a produzir anticorpos, que ficam guardados em células de memória para reconhecer antígenos específicos e combater doenças específicas.


Questão 1 A imunidade natural, ou inata, é aquela que possuímos desde que nascemos. Ela é compost

0 Respostas

Creusacosta está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Biologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação