Qual organela citoplasmática é comum a todos os tipos de célul...

Qual organela citoplasmática é comum a todos os tipos de célula?

Nathallya

1 - As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, publicou suas observações no trabalho chamado "Micrographia". Nesse trabalho, entre outros desenhos, estão os que fez ao observar a cortiça, material que constitui a casca de certas árvores da Europa utilizada para fazer rolhas. Esse importante pesquisador analisou o corte em um aumento de 270 vezes e verificou a presença de compartimentos, os quais chamou de célula (do latim cella, que significa câmara). Observando fatias muito finas de cortiça, Hooke descobriu que esse material tem densidade baixa por ser constituído de caixinhas microscópicas vazias. Cada caixinha, o cientista chamou de "cell", que significa cavidade, cela, em inglês. Essa denominação originou o nome célula - diminutivo de cela - em português.

2 - Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros, tais como os seres humanos, são pluricelulares (várias células).

3- A teoria celular é composta, portanto, pelas ideias de Schwann, Schleiden e Virchow e baseia-se em três ideias básicas:

Todos os organismos vivos são formados por uma ou mais células e pelas estruturas por elas produzidas;

As células são consideradas unidades morfológicas e funcionais de todas as formas de vida;

Todas as células originam-se de outra célula preexistente, ou seja, todas as células apresentam capacidade de divisão.

4- A maioria das células possui três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo.

A membrana celular (ou membrana plasmática) ela permite a entrada de substâncias úteis e bloqueia a entrada de substâncias nocivas. A membrana também expele os produtos residuais da célula.

O citoplasma exerce muitas funções para manter a célula viva.

O núcleo controla atividades como o crescimento e a reprodução celular. Abriga o DNA, que é o material genético da célula, responsável pelas características dos seres vivos