Qual é a relação entre reprodução e mutação?

Ellen França

Mutação gênica e evolução

as mutações gênicas são importantes para a evolução biológica, pois elasproduzem uma diversidade genética que pode ser expressa como umavariabilidade de características as quais serão selecionadas ou não pelascondições do ambiente. as freqüências das mutações variam de acordo com o tipo do gene e doorganismo em que esse gene pode ser encontrado. algumas mutaçõesprejudicam o indivíduo portador, enquanto outras são neutras, isto é, não afetama sobrevivência do organismo.

em determinadas situações, uma mutação gênicapode levar à produção de uma característica favorável à sobrevivência doindivíduo em um ambiente, aumentando, assim as chances de sucesso nareprodução. dessa forma, o material genético alterado será transmitido para aspróximas gerações, enquanto o gene original pode desaparecer do conjunto degenes daquela espécie.se considerarmos que todos os seres vivos possuem o mesmo tipo de material –dna, rna e proteínas –, temos um forte indício de que todos surgiram de ummesmo ancestral. assim sendo, milhares de mutações foram se acumulando apartir das primeiras células que se formaram, gerando toda a diversidade deorganismos que conhecemos hoje.

estabelecer comparações entre seqüências dedna, rna ou de proteínas e encontrar mutações é uma ferramenta moderna nadeterminação de relações de parentesco evolutivo entre seres vivos.outra evidência molecular utilizada nos estudos sobre evolução é a presença depseudogenes no genoma de diversos seres vivos. pseudogenes são vestígios degenes que perderam sua função devido a mutações em sua seqüência de bases,mas que continuam presentes no material genético. o estudo das relações entreum pseudogene encontrado em uma espécie e o gene funcional correspondentepode fornecer dados sobre o grau de parentesco evolutivo entre os organismosportadores desses genes/pseudogenes.