Qual a importância ecológica de fungos e bactérias que vivem n...

Qual a importância ecológica de fungos e bactérias que vivem no solo?

dailaneazevedo

A fertilidade do solo depende da ação de bactérias decompositoras. Mas outros tipos de bactérias também contribuem para a riqueza do solo. É o caso das bactérias do gênero Rhizobium,que vivem associadas às raízes de leguminosas, um importante grupo de plantas, como a soja, o feijão e a ervilha. Uma vezinstaladas nas raízes, as bactérias fixam o nitrogênio atmosférico (N2) e o transformam em sais nitrogenados, quesão assimilados pelas plantas. O Rhizobium, então, atua como um verdadeiro "adubo vivo", fornecendo às leguminosas os sais nitrogenados necessários para seu desenvolvimento. Depois de colhidas as sementes, o agricultor pode enterrar essas plantas , para que funcionem como"adubos verdes". De fato, à medida que se decompõem, as grandes moléculas orgânicas nitrogenadas, como as proteínas, presentes no corpo dessas plantas, são "demolidas", originando principalmente amônia, que é liberada para o ambiente. Então, outros tipos de bactérias - as nitrificantes dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter - atuam,convertendo, respectivamente, a amônia em nitrito e o nitrito em nitrato. Uma vez liberados, os sais nitrogenados (nitritos e nitratos) são incorporados ao solo, aumentando sua fertilidade. Muitas bactérias associam-se a outros seres vivos, estabelecendocom eles uma relação de benefícios mútuos, denominada mutualismo. É o caso do Rhizobium, que obtém nutrientes orgânicos das leguminosas, fornecendo-lhe sem troca sais nitrogenados. Outro exemplo de mutualismo: as bactérias que vivem no estômago dos ruminantes promovem alidigestão da celulose, auxiliando assim a nutrição dessesanimais; em troca, encontram nos ruminantes um hábitat adequado,além do alimento que garante sua atividade metabólica.

OS FUNGOS:

os fungos são organismos fundamntais ao equilíbrio da natureza. as especies saprofagicas, juntamente com certas bacterias, desenpenham o papel de agentes decompositores, destruindo cadáveres e restos de plantas e animais.
As MICORRIZAS muitos comgumelos crescem pertos de plantas.
se acompanhassemos terra adentro as hifas que formam esses comgumelos, descobriremos que elas se enrolam e as vezes penetram na raiz das arvores, formando as chamadas micorrizas,