“por julie steenhuysen chicago (reuters) - pesquisadores norte...

“por julie steenhuysen chicago (reuters) - pesquisadores norte-americanos utilizaram uma controversa técnica de clonagem para fazer novas, mais saudáveis e perfeitamente combináveis células-tronco a partir da pele de pacientes com doenças mitocondriais, em um primeiro passo em direção ao tratamento para estas condições incuráveis e que podem até matar. um estudo sobre a técnica, publicado na revista científica nature, mostrou o mais recente avanço no uso de transferência nuclear de células somáticas, a fim de fazer células-tronco específicas para pacientes que poderiam ser utilizadas para tratar doenças genéticas. “este trabalho permite a geração de um ilimitado - e livre de mutação - fornecimento de células substitutas para pacientes com doenças mitocondriais”, disse robert lanza, chefe-científico da advanced cell technology, que não esteve envolvido na pesquisa. transferência nuclear é tipicamente o primeiro passo na clonagem reprodutiva - utilizando células adultas para fazer uma cópia genética de um indivíduo. desde que a técnica foi primeiramente utilizada, em 1996, para criar a ovelha clonada dolly, a organização das nações unidas (onu) pediu aos países que a proibissem por motivos éticos e morais. em 2013, shoukhrat mitalipov, da universidade de saúde e ciência do oregon, foi o primeiro a ter sucesso na utilização do método para fazer células-tronco embrionárias humanas a partir de células cutâneas de pacientes. essas células são valiosas por serem “pluripotentes”, o que significa que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula no corpo. no mais recente estudo, mitalipov e colegas utilizaram o método para fazer células substitutas para pacientes com mutações em genes mitocondriais, que são cruciais para produzir energia nas células.” com base na reportagem e nos seus conhecimentos sobre clonagem, qual das assertivas abaixo está correta? escolha uma: a. os clones só podem ser produzidos de forma artificial dentro de um laboratório. b. a clonagem é um processo artificial advindo da descoberta das bactérias e vírus. c. a clonagem só passou a existir com a descoberta das enzimas de restrição. d. a clonagem é um processo que pode ser natural e que ocorre em alguns organismos decorrente de sua reprodução assexuada. correto e. a clonagem passou a existir na década de 70 quando pesquisadores inseriram um fragmento de dna em um vetor de bactéria. *r: d*

0 Respostas

Lis Aragão está aguardando sua ajuda.