Para quem achava que a ciência do século 21 já sabia tudo sobr...

Para quem achava que a ciência do século 21 já sabia tudo sobre a célula, uma notícia surpreendente: acaba de ser descrita a função de uma nova organela, localizada no núcleo celular. Recém-batizada de retículo nucleoplasmático (RN), a estrutura havia sido visualizada em 1997 por um grupo britânico, que a descreveu mas não apontou seu papel nos processos celulares. A função dessa organela foi desvendada por cientistas das universidades norte-americanas de Yale e Cornell e do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A descoberta foi publicada em 5 de maio na revista Nature Cell Biology e foi tema de editorial da Science em 9 de maio, com grande repercussão internacional.

O RN, formado por uma rede de túbulos ramificados, é responsável por armazenar e liberar íons de cálcio dentro do núcleo. Anteriormente, pensava-se que o cálcio chegava ao núcleo somente por meio de difusão através da membrana nuclear. Uma outra organela, o retículo endoplasmático, armazena e libera íons de cálcio no citoplasma. Tanto no núcleo como no citoplasma, os íons são liberados em áreas delimitadas.

“O aumento da concentração de cálcio em cada área define uma função diferente a ser executada pela célula”, explica Maria de Fátima Leite, professora da UFMG e coautora do artigo. O cálcio modula funções como proliferação e diferenciação celulares, ativação e transcrição de genes, apoptose (morte programada das células), síntese de proteínas, secreção hormonal e contração muscular.

A estrutura tubular do RN demorou a ser identificada, provavelmente devido a uma limitação imposta pelo microscópio eletrônico: para a visualização, as células precisam estar mortas e fixadas (fixação é uma técnica usada para preservar estruturas celulares). “A nova organela era confundida com resíduos do fixador”, diz Fátima.

Disponível em: . Acesso em: abr. 2021.

A descoberta do RN é de extrema importância, uma vez que o cálcio nuclear é fundamental, pois

a)

controla a duplicação dos RNAs.

b)

impossibilita a ocorrência de mutações.

c)

participa do processo de duplicação dos genes e expressão.

d)

evita que o ambiente possa influenciar em alguns fenótipos.

e)

estimula alterações no DNA, o que provoca a morte da célula.

0 Respostas

liviassiqueira está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Biologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação