Os carboidratos são biomoléculas muito abundantes na natureza...

Os carboidratos são biomoléculas muito abundantes na natureza e são relacionadas ao fornecimento de energia para nosso corpo desempenhar as funções cotidianas. Os carboidratos são fontes de energia de primeira escolha para as células, fornecendo energia na forma de adenosina trifosfato (ATP) quando metabolizado no citoplasma e nas mitocôndrias das células. Os carboidratos mais comuns são os monossacarídeos glicose, frutose e galactose; os dissacarídeos sacarose e lactose; os polissacarídeos amido, glicogênio e celulose. A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas, minerais, acompanhada da prática de atividade física regular, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de diversas doenças como dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus.

Dessa forma, conhecer o índice glicêmico (IG) dos alimentos permite escolher aqueles com alto, médio ou baixo IG, de acordo com o horário de alimentação no dia, levando em consideração qualquer disfunção metabólica pré-existente, como diabetes mellitus. Portanto, manter uma alimentação balanceada e com níveis adequados de carboidratos torna-se imprescindível para manutenção da saúde.

Com base no texto, na literatura e seus conhecimentos, responda:

a) Qual o efeito do índice glicêmico dos alimentos na concentração de glicose no sangue? Explique sua resposta.

BoaNota.com.br

A glicose e o principal fonte de energia pelo nosso corpo, em hiperglicemia acontece e a formação da insulina que e responsável pela entrada da glicose na célula.

Explicação:

Espero ter ajudado :(