Oque sao fosseis ? qual o significado de seu estudo na biolog...

Oque sao fosseis ? qual o significado de seu estudo na biologia

Ruiva

Denominação genérica de restos de animais ou vegetais de origem pré-histórica que se conservaram no interior de sedimentos acumulados sobre eles.
Na acepção moderna corresponde a evidências diretas deixadas por seres que viveram antes do holoceno, há mais de dez mil anos.
O processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica de um ser vivo em compostos minerais, com conservação parcial de seus caracteres morfológicos e anatômicos.
Os restos fósseis de animais desempenham importante papel no estabelecimento das técnicas evolucionistas.

Como são datados os fósseis

Em geral, a datação utiliza-se de tecnologia avançada e conhecimento sofisticados. O processo de datação mai importante para os fósseis animais, dentre vários outros, é o que utiliza o elemento quimico Carbono 14 ou C14.
Como todos os corpos orgânicos possuem pequenas quantidades de carbono radiativo, com a morte esse elemento começa a transformar-se e decair. Como é conhecida a taxa e ritmo de desaparecimento do C14, faz-se então o cálculo. Entretanto, depois de 50 mil anos a quantidade de C14 que fica na estrutura óssea é demasiadamente pequena, tornando-se díficel uma datação precisa do fóssil. Mas existem outras formas que tem mais tempo de vida, tornando a datação dos fósseis possível. ​