Associe as principais características que distinguem os peixes...

Associe as principais características que distinguem os peixes ósseos dos cartilaginosos. Arraste as letras da coluna à esquerda até a coluna da direita. Se preferir, digite a letra correspondente nas lacunas da direita.
A
Peixes ósseos

B
Peixes cartilaginosos

Boca ventral

Boca terminal

Esqueleto ósseo

Esqueleto cartilaginoso

Opérculo

Fendas braquiais

Bexiga natatória

Tubo digestório terminado em ânus

Tudo digestório terminado em cloaca

Fecundação externa

Fecundação interna

1 Resposta

Ver resposta
castrofiori

1) Podemos diferenciar pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos tem o esqueleto constituído por cartilagem. Os peixes ósseos tem o esqueleto constituído por ossos. 

2) As brânquias são constituídas por filamentos delgados revestidos por um epitélio simples com rede de capilares sanguíneos. As trocas gasosas (O2 e CO2) se dão por difusão entre a água ambiente e o sangue dos capilares. 

3) Brânquias (peixes ósseos tem uma membrana, e os cartilaginosos tem brânquias expostas), escamas (cartilaginosos tem escamas placoides de origem dérmica e epidérmica, os ósseos tem escamas de origem dérmica), boca (cartilaginosos tem uma ventral, e ósseos tem sua boca na região anterior do corpo), reprodução (ósseos possuem fecundação externa, cartilaginosos possuem clásper, que auxilia na reprodução interna), cartilaginosos tem cloaca, peixes ósseos tem bexiga natatória. 

4) São peixes recém saídos do ovo e que já reabsorvem saco vitelino logo após o nascimento. 

5) A função da bexiga natatória é reduzir a densidade do corpo, permitindo que o peixe flutue ou afunde na água. A linha lateral tem função sensorial. Ela tem pequenos orifícios com células sensoriais que captam vibrações da água. Faz com que perceba modificações da pressão ou movimentos da correnteza. 

6) A fecundação externa origina peixes ósseos, e a interna origina cartilaginosos. Na externa, a fêmea e o macho liberam os gametas na água. Após a fecundação, forma-se o zigoto. Algumas espécies tem o desenvolvimento indireto, com larvas (alevinos). Na interna, o macho introduz seus espermatozoides no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados. O desenvolvimento é direto, originando filhotes que já nasceram com o aspecto de adulto, só que menores. 

7) Porque eles não tem pálpebras. ​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Biologia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação