*racismo na mídia* amiga é seletiva e discriminatória. a form...

*racismo na mídia*amiga é seletiva e discriminatória. a forma como alguns veículos agem na produção e eliminação das matérias, seja em qualquer plataforma, chama atenção para falta de comprometimento com uma abordagem séria sobre racismo, preconceito racial e tantos outros temas ligados à população negra. recentemente o caso do "estudante" Pedro Henrique repercutiu na mídia, após ser picado por uma serpente naja no distrito federal. além de a polícia civil localizar 16 serpentes que seriam dele, segundo o Ibama ele não tinha autorização para criação de animais exóticos.
junte as palavras, branco, tradicional, família Nobre, classe média alta e tem os títulos perfeitos. e nesse momento podemos perceber como a mídia se exime de usar certos termos que poderiam fazer dela uma acusadora sem ter provas daquilo que está sendo dito quando o autor do crime é uma pessoa branca.
o estudante nunca será traficante, nunca será marginal e mais, as fotos dele e dos amigos pouco serão divulgadas. numa rápida navegada pelo Google sobre esse assunto é comum identificar que em nenhuma chamada das notícias ele é posto como traficante, antes mesmo informe policial. percebam como d seo outro lado da sociedade a mídia não é cautelosa, não espera os informes corretamente, A decisão é tomada sem medir as consequências. no mundo da comunicação, sabemos que um minuto de publicação é o suficiente para desmoralizar qualquer pessoa, e não adianta fazer retratação, o estrago já foi feito. os programas televisivos sensacionalistas se aproveitam desse mecanismo para trazer o "sucesso" ibope, para sua emissora e é daí para pior, tudo pela audiência.
é importante que prestamos bastante atenção nas entrelinhas E veremos como a grande mídia pode ser seletiva, tóxica e racista. ela não entra na favela para investigar o fato, para ela, helicóptero é suficiente para identificar que aquele foi preso sem ao menos ter oportunidade de dar o testemunho é traficante, da mesma forma, sabe que é o branco preso da zona Sul é apenas uma estudante. evidenciando a máxima de que um "branco correndo na rua é atleta e o preto na mesma situação, tá fugindo da polícia".

ATIVIDADE 4
1 - Por que o autor afirma que a mídia é seletiva e discriminatória?

2 - quais as diferenças no tratamento de jovens negros e brancos nas manchetes jornalistas?

3 - como as matérias jornalísticas colaboram para desmoralizar pessoas negras em certas medidas?

4 - qual a relação da reflexão proposta sobre o racismo na mídia e os direitos humanos? esse tipo de conduta infringe esses direitos?

valendo 15 pontos, Obgg pra quem mim ajudar ❤️❤️

0 Respostas

Alves está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Artes





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação