Questão 1 Versos Íntimos Vês! Ninguém assistiu ao formidável E...

Questão 1 Versos Íntimos Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - esta pantera -Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável. Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro. A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga. Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! (ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias) A poesia de Augusto dos Anjos evidencia aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como: * 0 pontos
a) a continuidade de traços formais vinculados ao Parnasianismo e ao Simbolismo, dimensionada pela inovação na expressividade poética, e a desilusão existencial.
b) a seleção lexical emprestada ao cientificismo, como se lê em “escarro” e “chaga”, que restitui a visão naturalista do homem.
c) o foco no processo de construção de uma poesia romântica e, ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e científicos mais tarde renovados pelos simbolistas.
d) o empenho do eu lírico pelo resgate da poesia barroca, manifesta em sinônimos como nos pares “beijo” e “escarro” e “apedreja” e “afaga”.
e) a fidelidade às formas líricas clássica com versos metrificados, rimas e vocabulário argumentativo, antecipando a estética defendida no Modernism​

1 Resposta

Ver resposta
lelerj

DESCULPA É QUE PRESISO DE PONTO PARA ESTUDAR!

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Artes





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação