No cinema qual é o papel do movimento ME ajudem plmds
1 Resposta
O cinema influencia diretamente a vida dos sujeitos por aquilo que o visível e o invisível de suas imagens móveis evidenciam na sua apreciação estética. As
relações entre o corpo, a percepção e o movimento na cinematografia apontam novos horizontes de significações para que possamos alargar o nosso olhar sobre a compreensão da corporeidade e da cultura de movimento, o que nos permite criar outros vínculos para ampliar o conhecimento sensível do corpo e do movimento para a área da Educação Física. Para tanto, partimos do ensejo de identificar e descrever
as expressões do corpo e do movimento possibilitadas pela percepção cinestésica que temos das imagens fílmicas, relacionando-as com a compreensão de cultura de movimento, bem como apontar horizontes para o conhecimento estético da
educação física, tendo em vista a íntima relação entre corpo, percepção e expressividade. O método de pesquisa utilizado parte do pensamento fenomenológico do filósofo francês Merleau-ponty, fundamentando-nos em três aspectos que se encontram interligados: a experiência vivida, a intencionalidade da
consciência e a redução fenomenológica. Como técnica de pesquisa utilizamos nesse estudo a variação imaginativa como estratégia fenomenológica,
reconhecendo que os processos corporais e mentais se fazem presentes no ato imaginativo. Assim, realizamos uma apreciação estética de algumas obras do
cineasta Carlos Saura (Bodas de sangue, Ibéria, Tango, Fados), por meio de uma Ficha de filmes em que descrevemos alguns aspectos técnicos do cinema,
relacionando-os com a compreensão de corpo e da cultura de movimento. Reconhecemos nos filmes em questão aspectos deveras significativos para que
possamos pensar sobre o conhecimento sensível da Educação Física em face à experiência corpórea, ao esquema corporal, às fisionomias, às atitudes do corpo
presentes no tempo e espaço, cujas imagens em movimento ampliam a nossa forma
de ver e de perceber o corpo em movimento para além da vida comum. Nisso, os diversos temas da vida e dos próprios discursos da Educação Física encontra na
experiência cinematográfica uma extensão do nosso olhar dada pela conivência do real com o imaginário, possibilitando outros modos de ver e pensar sobre o tema da corporeidade e da motricidade humana, por meio da experiência perceptiva que, no
cinema, desperta a dimensão poética do corpo para fazer deste uma obra de arte.
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