Leia os trechos a seguir sobre o universo Nô e Kyoguen, atenta...

Leia os trechos a seguir sobre o universo Nô e Kyoguen, atentando para as características da manifestação teatral descrita.



O Nô é uma das manifestações teatrais mais antigas do Japão. Zeami Motokiyo (1363-1443) é o codificador maior desta arte que combina canto, dança, poesia e música de uma maneira refinada e altamente simbólica. O Teatro Nô pode ser considerado a síntese da cultura japonesa, por excelência. Com sete séculos de história, o gênero conserva uma estética cênica rigorosa, potencializando o máximo de significação com o mínimo de expressão. Em 2001, a Unesco reconheceu o Teatro Nô como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. [...]

[...] Há quatro categorias de atores no Teatro Nô e Kyoguen: o shite (ator principal), o waki (ator coadjuvante), o hayashi (músico) e o ator kyoguen. O shite é o único ator que atua com máscara e desempenha vários papéis. [...] O palco é feito de madeira lisa, sobre o qual os atores deslizam. Trata-se de um movimento chamado de suri-ashi.



Fundação Japão em São Paulo. Espetáculo: o universo Nô e Kyoguen. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2021.



Com base nas informações do texto e nos estudos sobre o Teatro Nô, pode-se compreender que


A.
O uso de máscaras é destinado ao personagem principal, o shite; com esse adereço, ele se transforma em deuses, guerreiros, mulheres e fantasmas.


B.
O Teatro Nô é formado por um repertório de peças contemporâneas, inspiradas em fatos atuais.


C.
Seus personagens são uma mistura de cultura japonesa com outras culturas do mundo.


D.
As tramas se concentram somente em torno de dois tipos de personagens, waki e o hayashi, que são os únicos que utilizam acessórios em seus papéis.

1 Resposta

Ver resposta
Cristiana Camões

resposta:

B) eu acho

Explicação:

nao sei

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Artes





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação