Embora submetidos a todo tipo de violência durante cinco sécu...

Embora submetidos a todo tipo de violência durante cinco séculos, muitos povos sobreviveram, e, nas últimas décadas, contrariando todas as expectativas, a população indígena retomou seu crescimento. Hoje existem no Brasil cerca de 240 povos indígenas, que falam mais de 150 línguas e dialetos. Somam quase 900 mil indivíduos, segundo dados do IBGE de 2010. Eles estão presentes em todas as regiões do país, mas as maiores concentrações populacionais encontram-se nas áreas de várzea da bacia do rio Amazonas, na região do rio Xingu e nas fronteiras oeste e norte do país.Os indígenas foram inicialmente entendidos e retratados pelos europeus como seres exóticos e primitivos. Caracterizá-los como inferiores justificava e facilitava os propósitos coloniais. No século XIX, empenhados em construir uma identidade para a nação, intelectuais e artistas tomaram o índio como um símbolo para representar, de forma heróica e idealizada, a natureza exuberante do país. Os indígenas só recuperaram a própria voz na segunda metade do séc. XX, principalmente na década de 1970, quando se organizaram para fazer frente às políticas de integração nacional do governo militar e lutar pela demarcação de terras e pelo direito à preservação de seu modo de vida.
Observe as imagens a seguir e responda as questões:
a) Na pintura do pintor holandês Albert Eckhout ( 1610-1666), a mulher tapuia é representada
para explicitar as características exóticas e primitivas. Quais são essas características mostradas na pintura? Por que os europeus queriam caracterizar os índios como inferiores no período colonial?
b) Qual dessas obras representa o índio de forma idealizada com símbolo da exuberância da natureza brasileira?
c) A arte moderna brasileira também usou a temática indígena para a busca de temas pouco convencionais na arte da época e como forma de valorizar a cultura brasileira. Quais as principais diferenças entre a obra de Vicente do Rego Monteiro ( 1899-1970) e as outras?
d) A fotografia de Sebastião Salgado (1944-) é um exemplo de arte contemporânea que busca influências na arte do passado. Cite duas semelhanças e duas diferenças entre a arte de Francisco Chaves e a de Sebastião Salgado.

1 Resposta

Ver resposta
Superlucas

d

Explicação:confia

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Artes





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação