1- O estilo neoclássico sintetiza grande parcela da produção 2...

1- O estilo neoclássico sintetiza grande parcela da produção 2 artística ocidental entre o fim do século XVIII e grande parte do século XIX. A respeito desse movimento, julgue (Vou F) as afirmações a seguir: ( ) O Neoclassicismo tem início na arquitetura inglesa, mantendo-se limitado a essa forma de manifestação artística.

( ) A pintura neoclássica surge em consonância com os ideais iluministas que inspiraram a Revolução Fran cesa, tendo um caráter extremamente moralizante. () As academias de arte foram um canal privilegiado da entrada do Neoclassicismo no continente ame ricano, a partir do século XVIII.

() Nos Estados Unidos, o Neoclassicismo inspirou sobretudo a escultura, com numerosos projetos de monumentos públicos republicanos.

( ) Entre as características da arte neoclássica estão a busca pelo equilíbrio e simplicidade na composição, em oposição ao rebuscamento excessivo da arte barroca e do rococó.

2 Quais das seguintes obras pertencem ao estilo neo clássico?

1. O prédio do Capitólio, em Washington D. C.

II. O Panteão romano.

III. A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

IV. A fachada do Museu Britânico, em Londres.

V. A Sagração de Napoleão, de Jacques-Louis David.

Estão corretas:

a) lelV

b) I, II e Ill

c) IVe V

d) I, IV e V

e) I e III

3 (U. E. Maringá-PR) Sobre as artes plásticas no Brasil im perial, de a soma dos números dos itens corretos.
(01) O músico e escultor Carlos Gomes, protegido do imperador Pedro II, além de escrever a música do Hino Nacional, foi um dos mais respeitados au tores de óperas do seu tempo, tendo feito enorme sucesso nos palcos italianos.

(02) Acontecimentos históricos considerados pelas elites dirigentes como fatores essenciais para a formação
da nacionalidade brasileira foram alguns dos temas mais visitados pelos pintores no Brasil imperial.

(04) Um traço notável da pintura e da gravura no império foi a grande atenção dada pelos pintores comissionados pelo Estado à vida cotidiana dos brasileiros, principalmente dos escravos urbanos e dos trabalhadores rurais.

(08) Embora não fossem totalmente contrários às ino vações estilísticas, os pintores cujas obras eram consumidas pelas elites imperiais mantiveram forte apego as regras clássicas, reproduzidas am plamente pelos professores das escolas de belas -artes.

(16) Os experimentos plásticos modernistas do fluminen se Ary Parreiras e dos paranaenses Arthur Nísio e Alfredo Andersen permitiram que as artes brasileiras se mantivessem integradas aos grandes movimentos estéticos internacionais.

4- Indique, pelo menos, três influências do estilo neoclássico​

1 Resposta

Ver resposta
carolinegigi

ain nobru apelao

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Artes





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

Escola Educação