Pra que mentir? (1934) Pra que mentir, Se tu ainda não tens Es...
Pra que mentir? (1934)
Pra que mentir,
Se tu ainda não tens
Esse dom de saber iludir?
Pra quê? Pra que mentir,
Se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir,
Se tu ainda não tens
A malícia de toda mulher?
Pra que mentir, se eu sei
Que gostas de outro
Que te diz que não te quer?
Pra que mentir tanto assim
Se tu sabes que eu sei
Que tu não gostas de mim?
Se tu sabes que eu te quero
Apesar de ser traído
Pelo teu ódio sincero
Ou por teu amor fingido?
Vadico e Noel Rosa. Noel – Songbook. Produzido por Almir Chediak. CD Lumiar Discos, 1991.
Dom de iludir (1982)
Não me venha falar da malícia
De toda mulher,
Cada um sabe a dor e a delícia
De ser o que é,
Não me olhe como se a polícia
Andasse atrás de mim,
Cale a boca, e não cale na boca
Notícia ruim.
Você sabe explicar,
Você sabe entender, tudo bem.
Você está, você é, você faz,
Você quer, você tem.
Você diz a verdade, a verdade
É seu dom de iludir,
Como pode querer que a mulher
Vá viver sem mentir?
Caetano Veloso. Meu nome é Gal. Gal Costa – CD 836841-2. Polygram, 1988.
O título da canção de Caetano, “Dom de iludir”, remete a uma passagem da canção de Noel e Vadico – “Se tu ainda não tens / A malícia de toda mulher” –, confirmando a intertextualidade. Essa relação intertextual é polêmica, o que é reforçado pelo fato de
a) a mulher, em “Dom iludir”, refutar o machismo presente em “Pra que mentir?”.
b) a primeira canção apresentar eu lírico feminino e a segunda, masculino.
c) “Pra que mentir?” reacender o machismo presente em “Pra que mentir?”.
d) a relação de intimidade em Noel e Vadico virar formalidade em Caetano.
e) a mulher, na primeira canção, estar emancipada e, na segunda, submissa..
Pra que mentir,
Se tu ainda não tens
Esse dom de saber iludir?
Pra quê? Pra que mentir,
Se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir,
Se tu ainda não tens
A malícia de toda mulher?
Pra que mentir, se eu sei
Que gostas de outro
Que te diz que não te quer?
Pra que mentir tanto assim
Se tu sabes que eu sei
Que tu não gostas de mim?
Se tu sabes que eu te quero
Apesar de ser traído
Pelo teu ódio sincero
Ou por teu amor fingido?
Vadico e Noel Rosa. Noel – Songbook. Produzido por Almir Chediak. CD Lumiar Discos, 1991.
Dom de iludir (1982)
Não me venha falar da malícia
De toda mulher,
Cada um sabe a dor e a delícia
De ser o que é,
Não me olhe como se a polícia
Andasse atrás de mim,
Cale a boca, e não cale na boca
Notícia ruim.
Você sabe explicar,
Você sabe entender, tudo bem.
Você está, você é, você faz,
Você quer, você tem.
Você diz a verdade, a verdade
É seu dom de iludir,
Como pode querer que a mulher
Vá viver sem mentir?
Caetano Veloso. Meu nome é Gal. Gal Costa – CD 836841-2. Polygram, 1988.
O título da canção de Caetano, “Dom de iludir”, remete a uma passagem da canção de Noel e Vadico – “Se tu ainda não tens / A malícia de toda mulher” –, confirmando a intertextualidade. Essa relação intertextual é polêmica, o que é reforçado pelo fato de
a) a mulher, em “Dom iludir”, refutar o machismo presente em “Pra que mentir?”.
b) a primeira canção apresentar eu lírico feminino e a segunda, masculino.
c) “Pra que mentir?” reacender o machismo presente em “Pra que mentir?”.
d) a relação de intimidade em Noel e Vadico virar formalidade em Caetano.
e) a mulher, na primeira canção, estar emancipada e, na segunda, submissa..
1 Resposta
Sua resposta
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.