Teste seus conhecimentos sobre Idade Moderna. Confira as respostas e tire as suas dúvidas no gabarito explicado.
Questão 1
Durante a Idade Moderna (1453-1789), ocorreram grandes transformações sociais, exceto:
A) Início da Ciência Moderna, baseada na observação dos fenômenos da natureza e experimentos.
B) Explorações marítimas, que levaram os europeus a continentes desconhecidos.
C) Contestação do poder da Igreja Católica, tanto pelas ciências como pelo surgimento do cristianismo protestante.
D) Proibição dos estudos do corpo humano (anatomia), comuns ao longo da Idade Média.
Resposta correta: Alternativa D.
A Idade Moderna foi uma fase de grandes transformações na mentalidade ocidental. Diversos eventos ocorreram nesse período e estão vinculados com uma mudança no modo de pensar e agir.
Dentre as diversas transformações deste período, podemos destacar o surgimento da chamada Ciência Moderna, as explorações marítimas europeias (Grandes Navegações) e a contestação do poder da Igreja Católica.
O desenvolvimento dos estudos de Anatomia – que tiveram impacto tanto nas ciências como nas artes – é um exemplo desta contestação, uma vez que o estudo com cadáveres era limitado pela Igreja.
Questão 2
Um grande marco do Renascimento Científico, ocorrido na Idade Moderna, foi a Teoria do Heliocentrismo. Apresentada por Nicolau Copérnico e defendida por Galileu Galilei, essa teoria defendia:
A) Que a Terra é o centro do universo.
B) Que a Terra é fixa em relação aos demais planetas e estrelas.
C) Que o Sol é o centro do universo.
D) Que a Terra gira em torno do Sol, mas não de si mesma.
Resposta correta: Alternativa C.
O Heliocentrismo é um modelo astronômico que afirma que a Terra gira ao redor do Sol e de si mesma. Foi postulado desde a Antiguidade, mas foi recuperado na Idade Moderna pelo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543).
Hoje sabemos que o Sol não é o centro do universo, mas sim o centro do chamado Sistema Solar, que pertence à galáxia da Via Láctea.
Galileu Galilei (1564–1642), apesar de comprovar a teoria do heliocentrismo, foi obrigado a negar suas descobertas, por ser ameaçado de morte pela Santa Inquisição. A Igreja Católica negava o heliocentrismo, pois o desafiava o pensamento bíblico de que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus e, estando na Terra, também está no centro do universo.
Questão 3
No contexto do Renascimento Cultural, membros da aristocracia, da Igreja Católica e da burguesia patrocinaram a produção de obras de arte, realizando encomendas que aumentavam seu prestígio social e serviam para evidenciar sua prosperidade e poder. Esse tipo de patrocínio era chamado de:
Resposta correta: Alternativa B.
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte. Famílias ricas, que exerciam o poder nessas cidades (como os Medici), ostentavam sua riqueza patrocinando obras de arte.
O mecenato, também exercido pela aristocracia e pela Igreja, significava apoiar os artistas financeiramente, encomendando obras de acordo com os novos valores do Renascimento.
Questão 4
No livro “A política segundo a Sagrada Escritura”, Jacques Bossuet (1627-1704), um dos teóricos do Absolutismo, defende que: “O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus”. Tal frase é uma expressão da:
A) Teoria do direito divino dos reis.
B) Teoria da célula familiar.
C) Teoria do contrato social.
D) Teoria dos fins justificando os meios.
Resposta correta: Alternativa A.
O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus nos séculos XVI ao XVIII. Nele, o soberano centralizava todos os poderes do Estado em suas mãos, sem prestar contas à sociedade.
Diversos teóricos escreveram sobre o novo regime político que estava nascendo, destacando-se: Nicolau Maquiavel (1469-1527); Thomas Hobbes (1588-1679); Jean Bodin (1530-1596); e Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704).
Este último defendeu o Absolutismo a partir da teoria do direito divino dos reis: o poder era entregue pelo próprio Deus ao soberano e, assim, a vontade do rei era a vontade de Deus. Bossuet foi o principal teórico do Absolutismo do rei Luís XIV.
Questão 5
Martinho Lutero (1483-1546), teólogo precursor da Reforma Protestante, criticava certas práticas da Igreja Católica, como a venda de indulgências. Esta prática consistia:
A) No ofertório realizado durante a missa.
B) Na absolvição dos pecados em troca de dinheiro dado à Igreja.
C) No pagamento obrigatório de dízimo pelos fiéis.
D) Na permissão de entrada nos templos religiosos mediante pagamento.
Resposta correta: Alternativa B.
A Reforma Protestante ocorreu no XVI e resultou na divisão do Cristianismo no Ocidente. Este movimento foi iniciado por Martinho Lutero (1483-1546), teólogo que criticava certas práticas da Igreja como a venda de indulgências, que consistia no perdão dos pecados em troca de pagamento em dinheiro a religiosos.
Questão 6
A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. Foram adotadas as seguintes medidas, com exceção da:
A) Extinção do Tribunal Santo Ofício (Inquisição).
B) Convocação do Concílio de Trento para definir medidas contra a expansão protestante.
C) Criação da Companhia de Jesus para expandir a fé católica.
D) Reafirmação da autoridade do papa e dos dogmas católicos.
Resposta correta: Alternativa A.
A Contrarreforma foi um movimento de reestruturação da Igreja Católica, em resposta à Reforma Protestante.
Dentre as principais medidas estão:
- O Concílio de Trento (1545-1563), convocado pelo papa para definir medidas contra a expansão protestante;
- A reafirmação da autoridade do papa dos dogmas católicos;
- A criação da Companhia de Jesus (1534), com a função de expandir a fé católica, principalmente nos recentes domínios coloniais.
O Tribunal Santo Ofício (ou da Inquisição), existente desde a Idade Média, ganhou mais poder e passou a perseguir também os protestantes.
Questão 7
A expansão marítima europeia foi o período entre os séculos XV e XVIII, quando povos europeus partiram para explorar os oceanos. Este processo, também chamado de Grandes Navegações, teve como pioneiros os:
Resposta correta: Alternativa D.
A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII, quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.
Os portugueses tomaram a dianteira deste processo por um conjunto de razões. O fato de estar sem disputas bélicas internas e organizado como estado nacional, também foi uma vantagem para Portugal ser pioneiro na navegação.
Portugal contava ainda com vantagem geográfica, o que também contribuiu para o desempenho no mar, devido ao fácil acesso à África pelo Oceano Atlântico.
O empreendimento das navegações portuguesas envolveu o aperfeiçoamento das embarcações, dos instrumentos náuticos e dos estudos de cartografia. Isso se deu em torno da chamada Escola de Sagres que, embora não fosse uma instituição formal, serviu para reunir navegadores e estudiosos sob o patrocínio do Infante Dom Henrique (1394-1460), um dos monarcas portugueses que patrocinou e incentivou a expansão marítima.
Questão 8
O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas desenvolvidas nos Estados modernos europeus entre os séculos XV e XVIII. Qual das características abaixo não corresponde ao Mercantilismo:
A) Controle estatal da economia.
D) Balança comercial favorável.
Resposta correta: Alternativa C.
O Mercantilismo tinha como principais características:
- o controle estatal da economia;
- a balança comercial favorável;
- o monopólio;
- o protecionismo;
- o metalismo.
O livre comércio é uma teoria econômica defendida a partir de meados do século XVIII que critica, dentre outros aspectos, uma das marcas fundamentais do Mercantilismo, que é o controle do Estado sobre a economia.
Questão 9
A Revolução Gloriosa (1688) encerrou um período de revoluções na Inglaterra iniciado pela Revolução Puritana (1640). A Revolução Gloriosa teve como resultado:
A) A coroação de Jaime II, marcando a restauração Stuart e consolidando o Absolutismo.
B) A morte de Carlos I e o início da República Puritana liderada por Oliver Cromwell.
C) A ascensão de Guilherme de Orange ao trono inglês, se comprometendo a respeitar o poder do Parlamento e a liberdade religiosa.
D) A consolidação da Commonwealth, sob o comando do rei Carlos II.
Resposta correta: Alternativa C.
A Revolução Inglesa foi um conjunto de guerras civis e mudanças de regime político que ocorreram na Inglaterra, Escócia e Irlanda entre 1640 e 1688, sendo a Revolução Gloriosa (1688) o encerramento desse ciclo.
Em 1688, o príncipe Guilherme de Orange, apoiado pelos protestantes ingleses, invadiu a Inglaterra, forçando a fuga do rei católico Jaime II. Guilherme de Orange assume o trono, com o título de Guilherme III, jurando fidelidade ao Bill of Rights, se comprometendo a respeitar o poder do Parlamento e a liberdade religiosa.
Questão 10
Que movimento intelectual enfatizou a razão, a ciência e a liberdade de pensamento durante a Idade Moderna?
Resposta correta: Alternativa D.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como “Século das Luzes”.
Surgida na Europa, especialmente na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre a fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
Dentre diversos aspectos, os iluministas:
- valorizavam o pensamento científico;
- defendiam a liberdade de pensamento, de crença e de religião;
- criticavam o Absolutismo;
- defendiam a separação entre Estado e Igreja e a liberdade de culto.
Questão 11
Qual acontecimento é considerado como marco histórico do fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea:
A) A invenção da máquina a vapor por James Watt, em 1769.
B) A Revolução Francesa, iniciada em 1789.
C) A coroação do rei francês Luís XIV, em 1654.
D) A derrota de Napoleão Bonaparte, em 1789.
Resposta correta: Alternativa B.
Na periodização tradicional da História, a Idade Moderna iniciou-se com a Queda de Constantinopla, em 1453, e se encerrou com o início da Revolução Francesa, em 1789.
Leia também: Idade Moderna: entenda o que foi e um resumo dos principais acontecimentos
Para mais exercícios:
Com informações do Toda Matéria