A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

Indicações de uso da dipirona em cães
A dipirona pode ser empregada no tratamento da dor aguda, dores viscerais, de intensidade leve a moderada, sendo escolha de muito veterinários para amenizar a dor do período pós-operatório, bem como controle da febre.

Foi considerada como dose correta de dipirona 10 a 20 mg/kg/dose (0,4 a 0,8 gotas/kg/dose).

6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor

  1. Apatia e isolamento. Seu cão, que adora brincar e ficar no meio das pessoas, de repente não se interessa por mais nada? …
  2. Falta de apetite. …
  3. Vocalização. …
  4. Dorso encolhido. …
  5. Claudicação. …
  6. Resistência para caminhar.

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

Geralmente, os analgésicos são os medicamentos indicados para dor canina.

No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 20 a 40 gotas em administração única ou até o máximo de 40 gotas, 4 vezes ao dia. Por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral. Siga corretamente o modo de usar.

Em geral, recomenda-se a administração de 1 gota para cada 1 kg. Ou seja, um cachorro de 5 kg deve tomar 5 gotas, um cachorro de 7 kg, 7 gotas, e assim por diante.

Modo de Usar

  1. Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas.
  2. Repetir se necessário após 4 a 6 horas.
  3. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

Esse medicamento muito utilizado pelos humanos também pode aliviar a dor e os sintomas do cachorro com febre. Dipirona, portanto, pode ser sim usada quando for recomendado por um médico veterinário.

O pico de concentração sanguínea desta substância ocorre em 45 a 60 minutos, podendo variar significativamente de acordo com cada organismo. A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas.

Na maioria das soluções, uma gota-padrão tem volume de cerca de 0,05mL, ou seja, 1 mL corresponde a 20 gotas.

A dosagem recomendada de dipirona para crianças é de 20 mg/Kg, por via oral, até 4 vezes ao dia em caso de dor de leve a moderada e febre. Considerando que a solução oral contém 500 mg/mL, uma criança de 20 Kg deve receber 400 mg ou 0,8 mL [1, 2].

Devido às características genéticas, esses cachorros têm algumas alterações físicas que causam complicações no seu bem-estar.

Como identificar esses sintomas?

  1. Parte de baixo dos olhos sempre úmidas;
  2. manchas de cor marrom-avermelhadas;
  3. excesso de lágrimas;
  4. odor.

Ao checar mais de perto, o nariz que costuma ser úmido e gelado encontra-se quente e seco, assim como as orelhas em brasa. Esses pequenos indícios são sinais de cachorro com febre.

O Buscopan entra como analgésico de alívio rápido para o animal. Ele é extremamente seguro porque ele não mascara nenhum outro sintoma. […] Ajuda principalmente no bem-estar animal”, exaltou.

Share.