Pergunta:

os va Aplicando Depreende-se da leitura do comentário que Graciliano Ramos: a. reprovava o fato de uma “mulher nova” se aventurar a escrever um romance. b. acreditava que O Quinze, por ser “livro de mulher”, corrompia a literatura brasileira. c. considerava natural que mulheres também se dedicassem à escrita de romances. d. reprovava o fato de um escritor “barbado” se valer de um pseudônimo feminino. e. admitia o preconceito de que as mulheres deveriam se limitar a escrever sonetos.

Respostas


A respeito da crônica de Graciliano Ramos sobre o romance O quinze, de Raquel de Queiroz, está CORRETA a afirmação de que o escritor reconhece seu preconceito em achar que mulheres deveriam se limitar a escrever sonetos. Assinale a letra E.

O trecho que comprova a resposta é “Se a moça fizesse discursos e sonetos, tudo bem.”. Esse trecho deixa claro que, na visão dele e de muitas outras pessoas da época, era natural uma mulher escrever poemas, mas escrever um romance com temática tão dura, como é O quinze, era algo inesperado. Por isso, ele achou que o verdadeiro autor do livro fosse um homem usando um pseudônimo feminino.

O texto evidencia o preconceito em relação ao papel social da mulher, que a excluía da literatura, dominada sobretudo por homens. O próprio Graciliano reconhece seu preconceito: “tão forte estava em mim o preconceito que excluía as mulheres da literatura”.

#SPJ1

Share.