Se prepare para transformar suas aulas de matemática em uma verdadeira aventura! Com estas 6 ideias de gincanas, seus alunos aprenderão de forma divertida e engajada.
Cada atividade será detalhada com o objetivo, materiais necessários, tempo estimado e como aplicá-la em sala de aula, com um foco especial em conceitos matemáticos.
Caça ao Tesouro Matemático
Objetivo: Resolver problemas de matemática para encontrar pistas e, por fim, o “tesouro”.
Como aplicar:
- Divida a sala em grupos de 4 a 5 alunos.
- Crie uma sequência de pistas com problemas matemáticos (ex.: cálculos de operações básicas, quebra-cabeças, ou desafios de lógica).
- Cada problema resolvido corretamente leva os alunos a uma nova pista, até que cheguem ao “tesouro”.
Tempo: 30 a 45 minutos.
Materiais: Pistas impressas, calculadoras (se necessário), um “tesouro” (pode ser um prêmio como doces ou livros).
Exemplos de Pistas:
- Pista 1: “O próximo local está na soma de 12 + 8.” (Resposta: 20)
- Pista 2: “Se você tem 15 maçãs e come 5, quantas sobram?” (Resposta: 10)
- Pista 3: “Qual é o próximo número depois de 27?” (Resposta: 28)
- Pista 4: “Qual é o dobro de 5?” (Resposta: 10)
- Pista 5: “Conte até 7, e vá até o local com esse número!” (Resposta: 7)
- Pista 6: “Se você tem 6 bolas e ganha mais 3, quantas tem agora?” (Resposta: 9)
- Pista 7: “Encontre o lugar com o número 14, o dobro de 7!” (Resposta: 14)
- Pista 8: “10 + 10 é igual a quantos?” (Resposta: 20)
- Pista 9: “Pegue o número que vem depois de 30!” (Resposta: 31)
- Pista 10: “Você tem 20 balas e dá 8 a um amigo. Quantas ficam?” (Resposta: 12)
- Pista 11: “Qual é a metade de 10?” (Resposta: 5)
- Pista 12: “Soma 4 e 6 para encontrar a próxima pista!” (Resposta: 10)
- Pista 13: “Se você tem 9 lápis e dá 3, quantos ficam?” (Resposta: 6)
- Pista 14: “Encontre o número que vem depois de 50.” (Resposta: 51)
- Pista 15: “Qual é a soma de 3 + 7?” (Resposta: 10)
- Pista 16: “Qual é o dobro de 8?” (Resposta: 16)
- Pista 17: “Se você tem 12 balões e estoura 4, quantos ficam?” (Resposta: 8)
- Pista 18: “Encontre o lugar com o número 2, a metade de 4.” (Resposta: 2)
- Pista 19: “O próximo local está na soma de 9 + 11.” (Resposta: 20)
- Pista 20: “Você ganhou 5 moedas e tinha 5. Quantas têm agora?” (Resposta: 10)
O Professor pode utilizar estas pistas ou adaptá-las conforme as necessidade de suas turmas.
Bingo Matemático
Objetivo: Reforçar habilidades de cálculo mental com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Como aplicar:
- Prepare cartelas de bingo com resultados de operações (ex.: números de 1 a 100).
- O professor sorteia operações e os alunos precisam marcar o resultado correto em suas cartelas.
- O primeiro a completar uma linha, coluna ou diagonal grita “Bingo!” e ganha o prêmio.
Tempo: 20 a 30 minutos.
Materiais: Cartelas de bingo (uma para cada aluno), fichas para marcação (ou lápis), lista de operações.
Exemplo de Operação:
- O professor sorteia “5 + 8”, e quem tiver o número 13 na cartela marca o espaço.
Corrida dos Problemas
Objetivo: Resolver problemas rapidamente e trabalhar em equipe.
Como aplicar:
- Divida os alunos em grupos de 4.
- Coloque uma série de problemas matemáticos em envelopes numerados espalhados pela sala.
- Cada grupo resolve o primeiro problema, depois o segundo, e assim por diante, até terminar a sequência.
- Ganha o grupo que resolver todos os problemas corretamente no menor tempo.
Tempo: 25 a 35 minutos.
Materiais: Envelopes com problemas (um problema por envelope), papel e lápis.
Aqui estão 20 problemas de adição e subtração para o jogo “Corrida dos Problemas”. Eles são simples, focados em números entre 1 e 50, ideais para crianças no primeiro ano do ensino fundamental.
Pedro tinha 12 balas. Ele comeu 5. Quantas balas restaram para ele?
Maria ganhou 8 pirulitos no aniversário e depois ganhou mais 7 de presente. Quantos pirulitos ela tem agora?
Ana tinha 20 figurinhas, mas perdeu 9. Com quantas figurinhas ela ficou?
Carlos tinha 15 carrinhos de brinquedo. Ele ganhou mais 10 de presente. Quantos carrinhos ele tem agora?
Paula tinha 30 lápis de cor e deu 12 para sua amiga. Quantos lápis sobraram com ela?
Bruno encontrou 18 conchas na praia. Ele deu 7 para seu irmão. Quantas conchas ele ainda tem?
Sofia tinha 25 adesivos e comprou mais 15. Quantos adesivos ela tem agora?
Lucas tinha 40 bolinhas de gude. Ele perdeu 14 no recreio. Quantas bolinhas de gude ele tem agora?
Tiago tinha 50 bolinhas e deu 20 para seu primo. Quantas bolinhas sobraram com ele?
Lara tinha 28 botões para um projeto escolar e ganhou mais 12. Quantos botões ela tem agora?
Beatriz tinha 19 chocolates e deu 9 para seus amigos. Quantos chocolates sobraram?
João tinha 17 lápis e comprou mais 5 na papelaria. Quantos lápis ele tem agora?
Fernanda comprou 36 adesivos e deu 10 para sua amiga. Quantos adesivos sobraram?
Felipe tinha 23 carrinhos, mas perdeu 8 no parque. Quantos carrinhos sobraram?
Julia tinha 15 livros e ganhou mais 10 de presente. Quantos livros ela tem agora?
Daniela tinha 20 marcadores de texto e deu 7 para sua amiga. Quantos marcadores ela tem agora?
Ricardo coleciona moedas. Ele tinha 42 moedas e perdeu 12. Quantas moedas ele tem agora?
Isabel tinha 35 bolas e perdeu 15 no recreio. Com quantas bolas ela ficou?
Eduardo tinha 30 brinquedos, mas deu 10 para seu primo. Quantos brinquedos sobraram com ele?
Marcela tinha 24 flores e comprou mais 16. Quantas flores ela tem agora?
Esses problemas podem ser impressos e colocados nos envelopes, prontos para a atividade. Eles incentivam a prática de adição e subtração em um contexto de colaboração e agilidade.
Estafeta dos Números
Objetivo: Trabalhar a rapidez com cálculos e a precisão em operações básicas.
Como aplicar:
- Divida a turma em duas equipes.
- Coloque duas cadeiras na frente da sala, cada uma com uma pilha de cartões com problemas matemáticos.
- Os alunos devem correr até a cadeira, resolver o problema em um cartão, e correr de volta para a equipe para o próximo aluno resolver o próximo problema.
- Vence a equipe que terminar a pilha primeiro com todas as respostas corretas.
Tempo: 20 minutos.
Materiais: Cartões com problemas (adição e subtração).
Exemplos de Problema:
- “Qual é o resultado de 12 + 15?”
- “Quanto é 9 – 4?”
Caça às Formas
Objetivo:
Ajudar as crianças a identificar e diferenciar figuras planas e não planas de forma lúdica, trabalhando noções de geometria básica.
Como aplicar:
Distribua várias formas geométricas pela sala de aula ou pátio. As formas podem ser recortadas de papelão (para figuras planas) e objetos tridimensionais comuns (para figuras não planas), como uma bola (esfera), um cubo de brinquedo (cubo) e uma caixa retangular pequena (paralelepípedo). As figuras planas podem incluir círculos, quadrados, triângulos e retângulos de cartolina.
Materiais Necessários:
- Recortes de figuras planas em cartolina: círculos, quadrados, triângulos e retângulos.
- Objetos tridimensionais (figuras não planas): cubos de brinquedo, pequenas caixas (paralelepípedos), bolas (esferas), cones de papel, etc.
- Uma “cesta de coleta” para cada grupo de alunos, onde eles colocarão as figuras que coletarem.
Instruções para o Professor:
- Divida a Turma em Grupos: Organize a turma em pequenos grupos de 3 a 5 crianças.
- Explique as Figuras: Antes de começar, explique rapidamente as diferenças entre figuras planas e não planas, mostrando exemplos de cada uma.
- Dê as Regras do Jogo: Cada grupo precisa encontrar um número específico de figuras planas e não planas. Por exemplo, “Procurem três figuras planas e duas figuras não planas”.
- Caça às Formas: Quando o professor der o sinal, as crianças começam a procurar as figuras distribuídas pelo ambiente e as colocam na sua “cesta de coleta”.
Desafio Extra:
Para aumentar o nível de dificuldade, o professor pode dar dicas sobre as características das formas que devem ser encontradas, como: “Procurem uma figura plana que tenha três lados” (triângulo) ou “Encontrem uma figura não plana que pareça uma bola” (esfera).
Loja da Matemática
Objetivo:
Ensinar as crianças a reconhecer e usar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, desenvolvendo habilidades básicas de soma e troco.
Descrição da Atividade:
As crianças vão participar de um jogo de compra e venda simulado, onde poderão comprar itens fictícios usando “dinheiro de brincadeira” (réplicas das cédulas e moedas brasileiras). Elas devem fazer o cálculo correto para escolher e comprar os itens com o valor exato ou receber troco quando necessário.
Materiais Necessários:
- Réplicas de cédulas e moedas brasileiras (em papel ou brinquedo).
- Itens fictícios ou brinquedos (pode ser uma loja de doces, de brinquedos, etc.), com etiquetas de preço variando de R$1,00 a R$10,00.
- Sacolas pequenas para as compras de cada criança.
- Uma “caixa registradora” de brinquedo (opcional) para tornar a experiência mais realista.
Instruções para o Professor:
Organize a “Loja”: Prepare uma área da sala onde ficam os itens à venda, com etiquetas de preço em cada um. Os preços devem ser fáceis para as crianças lidarem (por exemplo, R$1,00, R$2,00, R$5,00, R$10,00).
Distribua o Dinheiro: Dê a cada criança uma quantia inicial em réplicas de cédulas e moedas (por exemplo, R$20,00) para que elas possam “comprar” os itens da loja. Explique rapidamente que elas precisam gerenciar o dinheiro para não ficarem sem.
Defina as Regras do Jogo: Diga que cada criança pode comprar no máximo 2 ou 3 itens (dependendo do tempo disponível). Elas devem fazer o cálculo para dar o valor correto ou receber troco. Se não tiverem o valor exato, precisarão calcular o troco que irão receber.
Simulação de Compra: Uma criança de cada vez vai até a “loja”, escolhe um item e paga ao professor ou a um ajudante. O professor devolve o troco, se necessário, e orienta as crianças a contarem para ver se o valor está correto.
Verificação Final: Quando todas as crianças terminarem suas compras, revise o que cada uma comprou e quanto dinheiro sobrou. Essa etapa ajuda a garantir que entenderam os cálculos de maneira correta.
Desafio Extra: Para aumentar o nível de dificuldade, você pode dar um “desconto” de R$1,00 em alguns itens ou realizar uma “promoção relâmpago”, pedindo que as crianças recalcularem o valor de itens selecionados.
Tempo de Duração:
Cerca de 30 a 40 minutos.
Conclusão:
Ao final, as crianças podem compartilhar com a turma o que compraram e quanto dinheiro ainda têm. O professor pode reforçar conceitos de adição e subtração usando o que sobrou ou o que foi gasto.
Para charadas e desafios:
Para mais atividades:
Para planos de aula:
Com informações do Toda Matéria