Pergunta:

De acordo com a leitura do texto da cronista Maluh Preto, qual fato na história podemos utilizar para justificar a presença do adjetivo “triste” no título? A O abandono do cãozinho pela narradora e pelos seus amigos. B O remorso da narradora diante do abandono do cachorro. C A animação do cão diante do amigo cronista Rubem Braga. D A tristeza de Dulce diante da panela de arroz jogada ao chão.

Respostas


letra A.

Explicação:

o adjetivo ”triste” está dando característica ao sentimento do cão, ao ser abandonado pela narradora e seus amigos.

A resposta correta é a letra (A), pois a relação entre o título do texto e o fato que justifica a presença do adjetivo “triste” é o abandono do cãozinho pela narradora e pelos seus amigos. O texto narra a história de um cãozinho que foi abandonado pelos seus donos, e que acabou sendo adotado por um amigo da narradora, o cronista Rubem Braga. A narradora relata que se sentiu culpada pelo abandono do cão, e que sempre se lembrava dele com tristeza.

As letras (B), (C) e (D) não justificam a presença do adjetivo “triste” no título. O remorso da narradora diante do abandono do cachorro é um fato triste, mas não é o fato que justifica o título do texto. A animação do cão diante do amigo cronista Rubem Braga é um fato positivo, e não justifica a tristeza do título. A tristeza de Dulce diante da panela de arroz jogada ao chão é um fato irrelevante para a história, e não justifica a tristeza do título.

O livro “A história triste do cãozinho abandonado”, de Maluh Preto, narra a história de um cãozinho que foi abandonado pelos seus donos, e que acabou sendo adotado por um amigo da narradora, o cronista Rubem Braga.

A narradora, uma jovem que morava em uma república na cidade do Rio de Janeiro, conta que um dia, ao voltar para casa, encontrou um cãozinho preto e branco na porta da república. O cãozinho era pequeno e tinha um olhar triste. A narradora e seus amigos decidiram ficar com o cãozinho, e o batizaram de “Dulce”.

O livro “A história triste do cãozinho abandonado” é uma história sobre a amizade, a culpa e o abandono. É uma história que nos faz refletir sobre a importância de cuidar dos animais, e sobre a responsabilidade que temos com aqueles que são mais frágeis.

Saiba mais sobre Rubem Braga em: brainly.com.br/tarefa/20407399

#SPJ1

Share.