Quais são os tipos de linguagem e modos de aprendizagem que n...
1 Resposta
Este trabalho tem como objetivo mapear as múltiplas linguagens presentes no cotidiano de um Centro de Educação Infantil (CEI) localizado no Município de Vitória – ES. Concomitantemente busca compreender como essas linguagens potencializam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças. Sendo de caráter exploratório de cunho qualitativo, a pesquisa utiliza como procedimentos metodológicos: entrevistas semiestruturadas e observação do cotidiano das crianças com registro em um diário de campo. Como referencial teórico, utiliza Vigotski (2000), entre outros autores com os estudos voltados para o estudo de infância e educação infantil. Mediante a pesquisa é possível afirmar que as múltiplas linguagens contribuem muito para o desenvolvimento.
Explicação:
As cores, as imagens, os desenhos e os sons estão presentes em nossa vida desde o nascimento, e isso não é diferente no ambiente escolar, principalmente na educação infantil. Nesse período, as crianças utilizam abundantemente essas linguagens para se expressarem. Expressam-se quando cantam, quando preenchem uma folha com cores, nas brincadeiras, nos movimentos, ao aprenderem algo novo, na sua relação com os colegas e com os (as) professores (as).
O uso das diversas linguagens pelas crianças está previsto nos documentos que normatizam as práticas pedagógicas na educação infantil. Exemplo disso são as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), que estabelecem princípios de ação tomando por base o conceito de criança e de currículo. Esses princípios concorreram para ampliar o debate presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)[3] e estabeleceram seis direitos de aprendizagens que devem ser garantidos na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Expressar-se como sujeito criativo e sensível, com diferentes linguagens, sensações corporais, necessidades, opiniões, sentimentos e desejos, pedidos de ajuda, narrativas, registros de conhecimentos elaborados a partir de diferentes experiências, envolvendo tanto a produção de linguagens quanto a fruição das artes em todas as suas manifestações (BRASIL, 2016, p.62).
Portanto, é necessário e imprescindível que o direito da criança de se manifestar em suas múltiplas linguagens seja garantido nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas de educação infantil. Contudo, não são raras as ocasiões em que essas crianças encontram certa resistência às suas manifestações expressivas (desenhos, pinturas, esculturas, movimentos, brincadeiras, falas), nem sempre compreendidas pelas instituições pré-escolares ou creches que frequentam.
Diante disso, se faz necessário entender que as múltiplas linguagens estão presentes no cotidiano escolar e que, sobretudo na vida da criança, são tão importantes quanto a linguagem escrita. Além disso, quando aliadas ao trabalho pedagógico em sala de aula, tais práticas de linguagem proporcionam aprendizagens significativas na vida da criança. Considerando tais fatos, este estudo tem o objetivo de investigar e mapear as múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil e como o uso dessas pelos (as) professores (as) podem potencializar a aprendizagem da criança.
Mais perguntas de Filosofia
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.