10. A partir de mudanças sociais, científicas e religiosas, no...
A-A circulação de informações faz aumentar o conhecimento de autores antigos, intensificando o estudo de filosofia, teologia, literatura, ciências e artes. Isso leva à valorização cada vez maior do patrimônio cultural antigo.
B-A visão greco-romana de mundo é fortalecida na modernidade com o descobrimento de novos povos, pois se percebia que em todos os modelos culturais há elementos comuns daquela tradição cultural.
C-O Renascimento pode ser definido como uma volta aos ideais culturais greco-romanos, com a valorização dos deuses e das narrativas de criação do mundo e dos homens, uma marca da antiguidade.
D-Alguns pensadores renascentistas criam o ideal do teocentrismo, ou seja, uma visão de mundo centrada na imagem de um deus que cria e que mantém sua obra.
E-O desenvolvimento da filosofia moderna foi acelerado pela rápida assimilação do hábito de se ter livros em casa, devido à popularização da prensa, a máquina inventada por Gutemberg.
1 Resposta
filosofia moderna começa no século XV quando tem início a Idade Moderna. Ela permanece até o século XVIII, com a chegada da Idade Contemporânea.
Ela marca uma transição do pensamento medieval, fundamentado na fé e nas relações entre os homens e Deus, para o pensamento antropocêntrico, marca da modernidade, que eleva a humanidade a um novo status como o grande objeto de estudo.
O racionalismo e o empirismo, correntes de pensamento construídas no período, demostram essa mudança. Ambos visam dar respostas sobre a origem do conhecimento humano. O primeiro associando à razão humana e o segundo, baseado-se na experiência.
Contexto Histórico
O final de Idade Média esteve calcada no conceito de teocentrismo (Deus no centro do mundo) e no sistema feudal, terminou com o advento da Idade Moderna.
Essa fase reúne diversas descobertas científicas (nos campos da astronomia, ciências naturais, matemática, física, etc.) o que deu lugar ao pensamento antropocêntrico (homem no centro do mundo).
Assim, esse período esteve marcado pela revolução do pensamento filosófico e científico. Isso porque deixou de lado as explicações religiosas do medievo e criou novos métodos de investigação científica. Foi dessa maneira que o poder da Igreja Católica foi enfraquecendo cada vez mais.oi
Mais perguntas de Filosofia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.