Atransformação de ambientes amazônicos em campos agrícolas e p...

Atransformação de ambientes amazônicos em campos agrícolas e pastagens, resultando em eliminação ou fragmentação da floresta, pode levar à perda da diversidade biológica existente, pela diminuição da riqueza de espécies e dos tamanhos das populações.

a importância global da biodiversidade explica porque entender os padrões e processos que a determinam seja tão crucial: essa compreensão é o primeiro passo para a conservação e o manejo (isto é, o uso sustentável) da própria biodiversidade.

apesar disso, há poucos estudos sobre os fatores que determinam a distribuição de espécies dentro de uma escala local (uma área regional, etc).

para os anfíbios, como sapos e rãs (chamados cientificamente de anuros), estudos indicam que a presença de certos tipos de micro-ambientes dentro da área de ocorrência das espécies pode ser mais importante que a área total de ocorrência, como fator determinante da diversidade.
muitos fatores bióticos (como predação, competição) e abióticos (como contaminação da água, a abertura da copa de árvores da floresta) podem influenciar a dinâmica e a estrutura das espécies de anuros. esses fatores podem ter efeitos diretos ou indiretos.

trabalhos abordando diversidade de anuros adultos, geralmente envolvem comunidades da serapilheira (a camada de folhas misturada com terras, galhos, frutos, etc.,que recobre o solo da mata) em regiões tropicais do velho e novo mundos (principalmente na américa central), sendo os sítios amazônicos e centro americanos os mais ricos em número de espécies.

segundo alguns desses estudos, a composição e a abundância das espécies de anuros neste micro-ambiente derivam de combinações de fatores físicos e variáveis bióticas, como a profundidade e a umidade da serapilheira, além de fatores históricos, como, por exemplo, distúrbios antrópicos (isto é, de origem humana).

1- quais são os fatores abióticos considerados no texto?

2- quais são os fatores bióticos mencionados no texto?

3- em que medida a biodiversidade de anfíbios em uma floresta pode ser afetada pelos fatores bióticos?

4- em que medida a biodiversidade de anfíbios em uma floresta pode ser afetada pelos fatores abióticos?

urgente por ! me

Kauany

1. Contaminação da água, abertura da copa das árvores das florestas.
2. Predaçao, competição.
3. Em grande escala já que, certo modo, são fatores naturais. Devem acontecer.
4. Dependendo da ação do homem neste meio.​